Exercício aumenta a imunidade e a eficácia das vacinas
Novo estudo associa a prática regular de atividade física a um maior número de anticorpos após a vacinação e a uma redução de 31% no risco de infecções e de 37% na chance de morte em função das mesmas.
Atividade física regular fortalece o sistema imunológico humano, reduz em mais de um terço o risco de adoecer e morrer de doenças infecciosas e aumenta significativamente a eficácia das campanhas de vacinação. É o que aponta um estudo publicado em abril na revista Sports Med, reunindo pesquisadores de Universidades inglesas, escocesas, belgas e espanholas.
Segundo a pesquisa, o mais importante é manter uma boa frequência na prática de exercício físico. Afinal, a partir dessa regularidade, como foi apontado no estudo, aumenta-se a contagem de células CD4 e a concentração da imunoglobulina IgA na saliva, o que fortalece o sistema imunológico, protegendo-nos contra invasões de micro-organismos dos mais variados tipos.
A atividade física, assim como um medicamento, tem dose e tem que ser dada em uma “faixa terapêutica”. Por exemplo, um remédio dado em uma dose abaixo ou acima da recomendada não irá funcionar e pode trazer até malefício. Com a atividade física também é assim.
Que tal dar uma forcinha para a vacina contra a Covid-19 retomando sua rotina de exercícios?
Rodrigo Kilpp
Especialista em Personal Training UFRGS
Especialista em Atividade Física Adaptada UGF
Mestrando em Gestão Desportiva FADEUP
CREF 6386-G/RS
Em nosso estúdio de Personal Training e Pilates em Gramado utilizamos o princípio do “Limiar de Adaptação” para entregar o exercício na intensidade adequada para que nossos alunos tenham resultados, com eficácia e segurança. Para saber mais acesse o link https://lp.rkwin.com.br.
Leave a Comment