Exercício Físico: Melhora a memória segundo estudo
Todos nós queremos ter uma memória precisa, saudável e melhor, que funcione adequadamente a qualquer momento e instante que precisarmos. Para isso, devemos tratar muito bem nosso cérebro, o que envolve uma boa alimentação, atividades cerebrais, sono equilibrado e sim, ele, o EXERCÍCIO FÍSICO.
Realizar exercícios físicos regularmente, melhora a memória e parece também retardar a ocorrência de esquecimentos nos estágios iniciais do Alzheimer, enfermidade essa que atinge cerca de 35 milhões de pessoas no mundo.
Em um artigo, publicado na revista Nature Medicine (07/01/19), estudo realizado por um grupo de neurocientistas, mostrou vários experimentos com células animais e também com seres humanos um conjunto bem significativo de verdades e evidências, que o hormônio IRISINA , liberado pelos músculos durante a realização da atividade física é importante para a construção da memória e proteção dos neurônios e das doenças neurodegenerativas.
Caso, novos estudos com animais e seres humanos confirmem esta ação neuroprotetora do hormônio Irisina, o mesmo poderá no futuro tornar-se um forte candidato a auxiliar nos tratamentos dos estágios iniciais do Alzheimer, enfermidade a qual hoje não há medicação eficaz para sua cura.
Então, fica a dica: Procure um profissional de educação física que possa orientá-lo e dar a vocês as melhores condições de treinamento e exercícios, pratique-os com segurança e regularidade, com isso você trará só benefícios à sua saúde mental e física.
Caroline Bellei Schneider Bickel
Cref 24010-G/RS
Pós Graduada em Fisiologia e Prescrição do Exercício Físico – Universidade Estácio de Sá
Leave a Comment