Nove mitos sobre a prática de exercício físico

Fazer exercício físico deve fazer parte das nossas vidas, seja para competir, manter a forma, emagrecer ou simplesmente ficar de bom humor. Assim sendo, é provável que já tenha pesquisado sobre a melhor maneira de realizar os seus exercícios e dietas. Infelizmente, há muitas teorias erradas no que toca às melhores maneiras de ficar em forma.

Especialistas do exercício físico ajudam a quebrar algumas teorias. Quebrando falsas especulações, aqui apresentamos 9 mitos com os quais já se deve ter cruzado:

A prática de exercício físico é o mais importante para perder peso depressa

Errado! A curto-prazo, várias pesquisas mostram que a dieta será muito mais importante. “Estudos têm tendência para mostrar que, em termos de perda de peso, fazer dieta tem um papel muito mais importante que exercício físico,” diz Philip Stanforth, um cientista do exercício físico na Universidade do Texas e diretor executivo do Fitness Institute of Texas. A longo-prazo, no entanto, estudos sugerem que exercício físico regular torna-se mais importante para ficar em forma. “Quando se olha para pessoas que perderam peso e que querem manter, o exercício físico é muito importante,” diz Stanforth.

Treino de pesos transformará a gordura em músculo

Não exatamente. Infelizmente, gordura corporal não se torna músculo. No entanto, treino de pesos ajudará a construir tecido de músculo que irá “engrossar” sob a gordura.

De manhã cedo é a única altura que se deve fazer exercício físico

Segundo vários estudos, fazer exercício físico à tarde ou à noite é tão produtivo como fazer de manhã . Ainda assim, alguns estudo sugerem que fazer exercício de manhã acelera a velocidade de perda de peso e estimula os níveis de energia.

As mulheres não devem fazer treino de pesos porque o seu corpo se evoluirá semelhante ao dos homens.

É perfeitamente seguro que toda a gente faça treino de levantamento de pesos – é uma boa maneira de fortalecer os músculos. A capacidade de construir músculos maiores está diretamente dependente da quantidade de testosterona que temos, e as mulheres, em média, produzem menos testosterona que os homens. Portanto, o corpo feminino tem muito pouca probabilidade de evoluir com semelhanças ao corpo masculino.

Uns minutos na passadeira vão imediatamente queimar gordura

Não é assim tão simples! É preciso queimar 3,500 calorias – mais do o total de calorias recomendadas a um adulto (homem ou mulher) em refeições um dia inteiro – para queimar ou perder 454 gramas.

Manter um diário de comida é uma boa forma de controlar o que comemos

Não propriamente. As pessoas têm tendência a dar-se mais crédito do que merecem. “As pessoas têm tendência a sobrevalorizar a sua atividade física e menosprezar a quantidade de comida que comem,” diz Stanforth. “Elas constantemente pensam que fizeram mais exercício físico e que comeram menos.”

Correr uma maratona é a melhor maneira de ficar em forma

Ao que parece, é possível obter os mesmos resultados de uma corrida longa sem sequer passar a marca dos 8 quilómetros. Correr rápido e intensamente apenas entre 5 e 10 minutos pode fornecer os mesmo benefícios de saúde que correr durante horas.

Fazer exercício durante um ou dois dias por semana é suficiente para ficar em forma

“Um mínimo de três dias por semana, para um programa de exercício estruturado é melhor,” aconselha Shawn Arent, um cientista do exercício físico na Rutgers University à Tech Insider. “Tecnicamente, deve-se fazer algo todos os dias, e por algo quero dizer qualquer tipo de atividade física.”

Bebidas energéticas são o melhor tipo de bebida pós exercício físico

Bebidas energéticas são, na grande maioria, compostas apenas de açucar e água. Depois de fazer exercício físico, especialistas recomendam a reabastecer o corpo com 20 gramas de proteína (de qualquer fonte) e beber muita água.

Fonte: site Visão