Pés Descalços ou de Tênis na Areia?

É verão! Muitos aproveitam o calor, a brisa incomparável que vem do mar, a vista agradável para continuar ou começar a prática de exercícios físicos a beira da praia. Seja no calçadão ou pela areia, seja com ou sem tênis, o importante é movimentar-se… OPA! Vamos com calma, algumas escolhas mal feitas podem resultar em sérias lesões por uma vida toda.

Fábio Krebs (Presidente da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte – SBRATE), alerta que exercitar-se descalço pode levar a lesões em função do atrito ou mesmo sérias contusões, pelo nosso litoral gaúcho não ser plano, isso poder levar ao desiquilíbrio e torções, segundo o presidente, a recomendação é mais benéfico utilizar tênis, para evitar sobrecarga nos joelhos, quadril e coluna.

Já o médico do esporte André Mattos salienta algumas vantagens em praticar atividades sem tênis. Como passamos muito tempo com os pés calçados, estruturas como arcos, músculos, dedos e até mesmo tornozelos acabam enfraquecidos, com o estímulo tornam-se fortes. Então, realizar exercícios recreativos pela praia descalços pode ser útil para o fortalecimento e a prevenção de lesões nessas estruturas.

Enfim, fica o alerta! Ainda que praticar atividades na areia com ou sem calçado possa oferecer vantagens, os exercícios  devem sempre ser feitos com cautela e bom senso. Avaliar bem o terreno, ter consciência da sua capacidade e condicionamento físico. Ah! Além disso, evite se exercitar descalço na areia se tiver alguma deformidade que afete a biomecânica da sua marcha: Fica a dica e bons treinos!

Caroline Bellei Schneider Bickel

CREF 024010-G/RS

Pós- Graduada em Prescrição e Fisiologia do Exercício Físico – Estácio de Sá – POA

Coordenadora RKWIN – Personal Training & Pilates