Pilates Para Ciclistas

Hoje em dia a procura pela prática do Pilates por atletas para aumentar o seu desempenho esportivo e prevenção de lesões está maior. Com o intuito de melhorar um gesto esportivo, a necessidade de um alinhamento corporal, equilíbrio muscular e estabilidade do Power House, onde tudo isso pode ser melhorado na prática do Pilates.

Quando nos referimos aos ciclistas, seja ele profissional ou amador, já podemos visualizar inúmeros benefícios com a prática do Pilates.

▪ O trabalho respiratório: Para um ciclista conseguir pedalar grandes distâncias faz-se necessário um controle respiratória.

▪ O alinhamento dos membros inferiores: O quadril e o joelho faz grande parte dos movimentos e a pelve e os pés ficam fixo. Se existir um desalinhamento, seja ele, por desequilíbrios musculares ou postural, aumentando os risco de lesão.

▪ O trabalho de membros superiores: A cintura escapular é responsável por sustentar o peso do tronco sobre o guidão. Se não existir estabilidade dessa estrutura, ocorre a rotação dos ombros para frente, sobrecarregando assim as musculaturas de ombro, pescoço e costas.

▪ O trabalho do power house: Ciclistas reclamam geralmente de algias (dor) na lombar, principalmente os que realizam muito trabalho na subida. O tronco inclinado para frente sobrecarrega a região lombar.

E para evitar lesões, como hérnia discal, espondilolistese e outras patologias (doenças) do tronco, faz-se necessário o fortalecimento de todas as musculaturas do tronco.

Devido a todas essas necessidades de um ciclista podemos considerar o Pilates um ótimo trabalho de base, tanto para o desempenho no esporte, quanto para a prevenção de lesões.

 

Luciana da Costa Nascimento

Fisioterapeuta Especialista em Acupuntura

Crefito 221858