Tecido Adiposo pode servir de reservatório para o Coronavírus

Experimentos conduzidos na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) confirmam que o Coronavírus pode ser capaz de infectar células adiposas humanas e de se manter em seu interior. Esse dado pode ajudar a entender por que indivíduos obesos correm mais risco de desenvolver a forma grave do COVID-19.

Os experimentos estão sendo feitos in vitro e a hipótese dos pesquisadores é de que o tecido adiposo serviria como um reservatório para o SARS-CoV-2. Com mais e maiores adipócitos, as pessoas obesas tenderiam a apresentar uma carga viral mais alta. No entanto, ainda não está confirmado se após a replicação, o vírus consegue sair da célula de gordura para infectar outras células.

Além disso, o estudo também tem mostrado que a “dominação” da célula de gordura pelo vírus torna-se ainda mais favorecida quando há processo de envelhecimento celular. Os pesquisadores observaram que as células adiposas envelhecidas apresentavam uma carga viral três vezes maior do que as células “jovens”.

A ciência tem tentado entender e explicar por que as pessoas obesas e mais velhas tem tido mais complicações com o vírus. Portanto, com os resultados deste estudo, podemos entender o quanto a perda de gordura corporal e um bom condicionamento físico é fundamental como forma eficaz de diminuir as complicações causadas pelo Coronavírus.

Não espere só pela vacina, faça também a sua parte! Conheça nosso estúdio de Personal Training e Pilates em Gramado e saiba que tudo que podemos fazer para tornar sua vida melhor. Acesse https://lp.rkwin.com.br.

 

Rodrigo Kilpp

Especialista em Personal Training UFRGS

Especialista em Atividade Física Adaptada UGF

Mestrando em Gestão Desportiva FADEUP

CREF 6386-G/RS