Pilates um aliado no tratamento dos sintomas da Hérnia de Disco
Segundo a OMS 80% da população adulta terá pelo menos uma crise de dor lombar ao longo de sua vida. E 30% a 40% desses apresentarão hérnia de disco ou protrusão discal. A população masculina é a mais afetada.
Isso é consequência da má postura, sedentarismo, execução errada de exercícios, afazeres domésticos, obesidade, transporte de cargas entre outros fatores.
▪O que é Hérnia de Disco?
Em resumo a hérnia de disco é o deslocamento da parte interna do disco intervertebral para fora do disco.
Os principais sintomas são formigamento, parestesia, perda de força muscular podendo ser sentidos em membros superiores quando a localização da hérnia é na região cervical e em membros inferiores quando está localizada na região lombar.
▪ Como o Pilates pode ajudar no tratamento da hérnia discal?
Com o Pilates é possível aliviar a dor, a partir do princípio da estabilização da coluna por meio da respiração e da contração da musculatura profunda do abdômen e de toda a região do quadril (conjunto chamado de powerhouse). Desta forma ocorre o realinhamento da postura, havendo a redistribuição da carga corporal.
Uma vez que os exercícios realizam o afastamento das vértebras, o Método Pilates se tornou uma das técnicas mais utilizadas para a reabilitação.
Luciana Costa
Fisioterapeuta
Crefito 221858
Leave a Comment