5 Benefícios do Pilates para Depressão

  • ALÍVIO DA TENSÃO MUSCULAR

A proteção do corpo contra a tristeza acaba provocando uma tensão no corpo como contração do abdômen e inibição da expressão verbal, causando uma tensão muscular generalizada. Dessa forma, os exercícios do Método Pilates ajudam a aliviar a tensão muscular, tornando o aluno mais forte e flexível.

  • CONTROLE

Um dos princípios mais importantes do Pilates é o controle. Pode exigir um foco durante todo o tempo der aula, o aluno se sente no controle de todos os aspectos da vida.

  • INDIVIDUALIDADE

A autoestima do aluno com depressão é algo muito sensível. Dessa maneira, o atendimento individualizado no Pilates contribui para um estreitamento entre o profissional e o aluno, fazendo-se sentir importante, cuidado e valorizado durante seu tratamento contra a depressão.

  • AUTO IMAGEM SAUDÁVEL

Aluno com crises de depressão e ansiedade tem um grau der tensão mais elevado, mas no decorrer da aula respondem de forma positiva. Quando a pessoa vê seu próprio corpo executando movimentos saudáveis fortes e elegantes, isso restaura sua esperança no que pode conseguir. A auto imagem saudável é extremamente positiva e fortalecedora. E com a melhora da aparência, da energia e da condição física, aumenta-se a autoestima do aluno.

  • MELHORA DE SINTOMAS FISIOLÓGICOS

Por ser um método de atividade física, o Pilates ainda combate os sintomas fisiológicos do aluno com depressão. Dessa maneira ele evita a fadiga, o estresse, dores crônicas, melhorando a postura e a qualidade do sono. Além disso podemos citar, o aumento de energia e vitalidade, redução da irritabilidade e aumento do tônus muscular.

 

Patrícia Herborn Miguez

Especialista em Reestruturação Corporal Global

CREF 8981-G/RS