O que é Efeito EPOC

Desde o meu último texto tenho falando sobre os 5 princípios do exercício físico. Mês passado eu falava sobre a Supercompensação, um princípio importante para o manter o equilíbrio na frequência de treinamento e obter os resultados desejados. Hoje, volto a falar aqui sobre o efeito EPOC, um segundo princípio, no qual já falei em outros textos, porém agora com mais propriedade diante da nossa metodologia de treino aplicada aos nossos alunos.

Efeito EPOC refere-se ao consumo de oxigênio pós-exercício. Para uma breve apresentação sobre o efeito EPOC, citarei um estudo realizado  pelo curso de Educação Física da Universidade Unoeste, em São Paulo, intitulado: EFEITO EPOC- Consumo extra de oxigênio pós-exercício.

Segundo os resultados deste estudo, há diversos fatores que influenciam o efeito EPOC, como a massa muscular envolvida nos exercícios, a intensidade, duração, estado de treinamento, ingestão de alimentos, qualidade do sono na noite anterior e condições  ambientais. Todos estes fatores devem ser considerados.

Então, quanto mais intenso seu treino, ou seja, acima de 70% do seu VO2max, maior desequilíbrio provocado e consequentemente, por mais tempo seu consumo de Oxigênio permanece elevado durante a recuperação.

 

Caroline Bellei Schneider Bickel

Pós Graduada- Prescrição e Fisiologia do Exercício Físico- Estácio de Sá – POA

Coordenadora de Personal Training RK Win

CREF: 024010-G/RS

 

Utilize o efeito EPOC a seu favor. Venha conhecer os treinos do nosso estúdio de Personal Training e Pilates em Gramado, focados em emagrecimento. Temos alcançados resultados excelentes com estes treinos, baseados no efeito EPOC.

Para saber mais clique no link  https://lp.rkwin.com.br/programa-de-emagrecimento.